terça-feira, 8 de abril de 2008

O Glúten e sua relação com a diabetes

Mais uma dúvida vindo de meus alunos. Desta vez foi do aluno Edson da 2ª Série do Ensino médio...
Ele perguntou por que diabéticos não podem comer glúten. Vamos tentar mostrar sua resposta:

Parece haver uma ligação entre diabetes tipo 1 e doença celíaca. Uma em cada 20 pessoas com diabetes tipo 1 tem doença celíaca. Mesmo na população em geral, incluindo pessoas com diabetes tipo 2, a taxa poderia ser tão alta quanto 1 em 250.

Você já esteve no seu médico tantas vezes, que ambos têm os sintomas memorizados. Você já esteve em vários especialistas, e mesmo assim não conseguiu descobrir o que o(a) aflige.

Talvez a causa de todos os seus problemas esteja em algum lugar da sua cozinha – na cesta de pão, no armário das massas, e na lata de biscoitos.

Alimentos feitos de trigo e alguns outros grãos contêm uma proteína chamada glúten. Se você tem a doença chamada celíaca, toda vez que comer algo que contenha glúten haverá uma reação que danificará o forro do intestino delgado. Os nutrientes não são absorvidos apropriadamente, e isto leva a uma série de problemas.

Muitas pessoas com a doença celíaca não conseguem diagnosticá-la logo. Há vários sintomas, que podem iniciar durante a infância ou quando adulto. Esses sintomas podem vir e ir.

Um dos sintomas clássicos é diarréia, mas não são todos que têm.

Outros sinais e sintomas:

  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Em crianças, parada no crescimento
  • Irritabilidade (algumas vezes o único sintoma em crianças)
  • Fadiga
  • Depressão
  • Anemia
  • Erupção Cutânea
  • E para pessoas diabéticas, uma inexplicável baixa de açúcar no sangue (hipoglicemia)

Se você acha que tem a doença celíaca, discuta essa possibilidade com seu médico. Testes de sangue e uma biópsia do intestino delgado pode revelar se a pessoa tem a doença. A doença celíaca não é a única causa de diarréia crônica. Outras possibilidades:

  • Intolerância à lactose
  • Gastroparesis, uma complicação da diabetes
  • Síndrome de irritação do intestino
  • Doença de Crohn
  • Estresse
  • Infecção viral
  • Infecção parasitária

Sem Glúten

Se você necessita de mais evidências para diagnosticar a doença, você precisa ficar sem glúten. Não é fácil. O glúten é encontrado no trigo, centeio, cevada, possivelmente aveias, e alguns outros grãos. Isso significa todas as farinhas comuns encontradas em pães, biscoitos, crackers, e massas.

Você não pode só reduzir o consumo de glúten; sua dieta tem que ser 100 porcento sem glúten. O dano no intestino devido a um alimento com glúten leva tempo para curar. É este dano que leva aos sintomas, e estes, continuam mesmo depois que um alimento com glúten estiver fora do seu sistema.

Se você segue uma dieta sem glúten por 5 dias e come um biscoito numa festa, seu intestino irá sofrer.

Algumas medicações contêm glúten. Verifique junto ao farmacêutico ou ao laboratório que fabrica os remédios que você toma, para saber se algum deles tem glúten. Se tiver, não pare de tomar o remédio. Converse com seu médico para saber o que fazer.

Pessoas com diabetes enfrentam um desafio adicional para se manter sem glúten. Você estará mudando muitas das usuais fontes de carboidratos. Isto afetará muito o nível de açúcar no sangue.

Logo, se você realmente tem a doença celíaca, seria muito melhor obter um diagnóstico preciso. Você terá mais razão de se comprometer com uma dieta, e você pode ter um médico para orientá-lo(a) nas mudanças necessárias na sua dieta.

Uma forma de fazer dieta sem consumir glúten, é não comer produtos em embalagens fechadas e não comer fora de casa. Coma somente alimentos feitos em casa. Coma legumes simples, frutas, carne, peixe, ovos, e arroz. Esses alimentos são naturalmente sem glúten.

Se você não pode deixar de comer os empacotados, você terá que ler sempre os ingredientes que compõem o produto a ser consumido. Quando verificar os ingredientes, siga a regra: “Não tem certeza? Não coma.”

Há muitos produtos em cuja embalagem vem escrito “Sem Glúten” ou “Glúten- Free”.

Mantenha a lactose baixa

O dano no intestino para quem tem a doença celíaca leva à intolerância da lactose, o que significa que você não está hábil para digerir o tipo de açúcar achado no leite e outros produtos diários. Os sintomas são diarréia e gases.

Preste atenção para a contagem de carboidratos

Leia os rótulos de Informações Nutricionais para saber a contagem de carboidratos. Não pense que um sanduíche feito com pão sem glúten tenha a mesma quantidade de carboidratos do que um sanduíche feito de um pão habitual.

Evite o álcool

Os álcoois feitos de grãos (cerveja) contêm glúten. O álcool pode causar efeitos inesperados nos níveis de açúcar no sangue, e você já terá o suficiente, sem isso. Considere ficar sem álcool durante o teste.

Está se sentindo melhor?

Após uma dieta estritamente sem glúten, pode levar 2 ou 4 semanas para você se sentir melhor, apesar de algumas pessoas se sentirem melhor dentro de alguns dias. Depois de se sentir melhor, não “desafie” seu corpo comendo uma grande quantidade de alimentos com trigo para ver o que acontece.

Se você realmente tiver a doença celíaca, você pode acabar mais doente do que antes. Assim que você se sentir melhor, consulte seu médico e obtenha uma indicação de um médico gastroenterologista. Testes de sangue que mostram como você reage ao glúten pode agora dar negativo, porque você estava sem comer alimentos com glúten.

Não espere muito para ir ao médico, pois se o intestino delgado curar, uma biópsia pode não ser exata. Logo, não demore para consultar um médico.

Antes de qualquer atitude, não deixe de consultar um médico.

Material copiado do site www.diabete.com.br


Links Importantes

www.acelbra.org.br

www.acelbra-ce.org.br

www.acelbra-df.org

www.acelbra-rs.org.br

www.acelbra-sc.org.br

www.unb.br/fm/celiacos


www.doencaceliaca.com.br



Doença Celíaca



É uma intolerância permanente, isto é, por toda a vida, ao glúten. O glúten é uma proteína que está presente nos seguintes alimentos: trigo, aveia, centeio, cevada e malte.

A doença celíaca ocorre em pessoas com tendência genética à doença. Geralmente aparece na infância, nas crianças com idade entre 1 e 3 anos, mas pode surgir em qualquer idade, inclusive nas pessoas adultas.

Quais são os sinais mais comuns da doença?

Podem variar de pessoa a pessoa, porém os mais comuns são:

Diarréia crônica (que dura mais do que 30 dias)
Prisão de ventre;
Anemia;
Falta de apetite;
Vômitos;
Emagrecimento;
Atraso no crescimento;
Humor alterado: irritabilidade ou desânimo;
Distensão abdominal (barriga inchada);
Dor abdominal;
Perda de peso ou pouco ganho de peso;
Osteoporose.

Como a doença celíaca é diagnosticada?

Os exames de sangue são muito utilizados na detecção da doença celíaca. Os exames do anticorpo anti-transglutaminase tecidular (AAT) e do anticorpo anti-endomísio (AAE) são altamente precisos e confiáveis, mas insuficientes para um diagnóstico. A doença celíaca deve ser confirmada encontrando-se certas mudanças nos vilos que revestem a parede do intestino delgado. Para ver essas mudanças, uma amostra de tecido do intestino delgado é colhida através de um procedimento chamado endoscopia com biópsia (Um instrumento flexível como uma sonda é inserido através da boca, passa pela garganta e pelo estômago, e chega ao intestino delgado para obter pequenas amostras de tecido).

Qual é o tratamento?

O único tratamento é uma alimentação sem glúten por toda a vida. A pessoa que tem a doença celíaca nunca poderá consumir alimentos que contenham trigo, aveia, centeio, cevada e malte ou os seus derivados (farinha de trigo, pão, farinha de rosca, macarrão, bolachas, biscoitos, bolos e outros). A doença celíaca pode levar à morte se não for tratada.

O que é dermatite herpetiforme?

É uma variante da doença celíaca, onde a pessoa apresenta pequenas feridas ou bolhas na pele que coçam ( são sempre simetricas, aparecendo principalmente nos ombros, nádegas, cotovelos e joelhos). Também exige uma alimentação sem glúten por toda a vida.

Quais são os alimentos permitidos para quem tem a doença celíaca?

• Cereais: arroz, milho.

• Farinhas: mandioca, arroz, milho, fubá, féculas.

• Gorduras: óleos, margarinas.

• Frutas: todas, ao natural e sucos.

• Laticínios: leite, manteiga, queijos e derivados.

• Hortaliças e leguminosas: folhas, cenoura, tomate, vagem, feijão, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, cará, inhame, batata, mandioca e outros).

• Carnes e ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, peixes, frutos do mar.

Cuidados especiais:

Atenção ao rótulo de produtos industrializados em geral. A lei federal nº 10674 , de 2003, determina que todas as empresas que produzem alimentos precisam INFORMAR obrigatoriamente em seus rótulos se aquele produto “CONTÉM GLÚTEN” ou "NÃO CONTÉM GLÚTEN" .

Atenção:

• Qualquer quantidade de glúten, por mínima que seja, é prejudicial para o celíaco;

• Leia com atenção todos os rótulos ou embalagens de produtos industrializados e, em caso de dúvida, consulte o fabricante;

• Não use óleos onde foram fritos empanados com farinha de trigo ou farinha de rosca (feita de pão torrado);

• Não engrosse pudins, cremes ou molhos com farinha de trigo;

* Tenha cuidado com temperos e amaciantes de carnes industrializados, pois muitos contém glúten;

• Não utilize as farinhas proibidas para polvilhar assadeiras ou formas.

Importante:

• Na escola, nunca separe a criança celíaca dos demais colegas na hora das refeições;

• O celíaco pode e deve fazer os mesmos exercícios que seus colegas;

• Existem celíacos que são diabéticos. Portanto, sua alimentação não deve conter glúten e nem açúcar;

• Existem celíacos que têm intolerância à lactose. Portanto, sua alimentação não deve conter glúten, nem leite de vaca e seus derivados.

Eveline Cunha Moura

Assessora em Nutrição da
Coordenação Nacional da Pastoral da Criança.

http://www.riosemgluten.com/doenca_celiaca.htm

Perguntas Freqüentes

O diagnóstico de DC não pode ser feito sem biópsia ?

Ainda não. Como existem outras doenças que são parecidas com a DC, só a biópsia permite definir com exatidão se o individuo possui doença celíaca. Alguns exames ajudam a rastrear a doença celíaca quando os sintomas gastrointestinais não são aparentes, mas mesmo assim é preciso fazer a biopsia para confirmação do diagnóstico.

Para que servem os outros exames que os médicos pedem ?

Quando o paciente descobre que possui a DC, suas funções do intestino podem estar muito alteradas. Os exames que se fazem habitualmente permitem detectar estas alterações e as suas conseqüências.

Existem celíacos em todo o mundo ?

Sim, embora em maior quantidade numas regiões que em outras. Esta distribuição irregular pode ter a ver com fatores etnicos e com os hábitos alimentares pois existem povos que não utilizam habitualmente os cereais com glúten na sua alimentação.

É verdade que existem "famílias de celíacos"?

Sim. Os fatores genéticos que condicionam a ocorrência da doença levam a informação que aproximadamente 10% dos familiares diretos de um celíaco possam ser celíacos. Isto quer dizer que numa família podem existir vários casos mas com sintomas de intensidade diferente.

A Doença Celíaca é uma doença hereditária?

Os fatores genéticos já referidos criam apenas uma "predisposição", um "bom ambiente", para o aparecimento da doença mas não determinam a doença celiaca como sendo uma doença hereditária.

O aparecimento da DC tem alguma coisa a ver com os problemas de gravidez e do parto?

Não. Algumas mães têm por vezes a tentação de se "acusarem" por terem feito isto ou aquilo (fumar, beber, manter atividades físicas violentas, etc.) durante a gravidez. Não há qualquer razão para esses receios pois não há relação com a doença celíaca. Mas é claro que não recomendamos nenhuma destas praticas durante a gravidez.

A amamentação tem alguma influência no aparecimento da doença?

Não. A amamentação é um "fator protetor" da saúde do bebe, mas não previne nem tampouco transmite a doença celíaca.

Um celíaco pode ter uma vida igual à das outras pessoas?

Sim, mas desde que cumpra a dieta. Um celíaco que cumpra a dieta é uma pessoa com as mesmas capacidades físicas e intelectuais que um não celíaco. Só se torna doente se não cumprir a dieta.

A doença celíaca afeta a vida sexual ?

Também aqui não há qualquer motivo para receios: desde que a dieta seja cumprida o celíaco pode ter uma vida sexual idêntica à de qualquer outra pessoa. Quando a restrição de glúten não é respeitada estão descritos quadros de baixa fertilidade, impotência, irregularidade nos períodos menstruais, etc.

O malte e o extrato de malte aparecem muitas vezes mencionados na composição de alguns produtos. O celíaco pode consumir algum destes produtos ?

Não. O malte e o extrato de malte são derivados da cevada. Por uma questão de segurança, o celíaco deve excluir de sua alimentação todos os produtos alimentares que contenham o malte ou extrato de malte.

O celíaco pode consumir cerveja e whisky ?

Não. O celíaco não pode consumir nem cerveja, nem whisky pois ambas contém cevada (que contém malte (que contém glúten)) em suas composições.

Como fazer quando somos convidados para uma festa de aniversario ?

Antes de ir a uma festa, converse com quem vai dar a festa, para saber qual será o cardápio. Se for possível sugira que sejam servidos alimentos sem glúten. Se não der, alimente-se antes da festa, para que possa permanecer entre os amigos sem passar fome.

Tenho visto que alguns produtos sem glúten incluem o trigo sarraceno. Será seguro?

O trigo sarraceno não é de fato trigo, nem tão pouco um cereal. É 100% seguro para os celíacos, apesar do infeliz nome que tem. Da mesma forma existe outro pseudocereal de origem sul americana que não tem glúten. É a quinoa.

Na composição há por vezes palavras que deixam dúvidas. Como fazer então?

Como existem algumas empresas que ainda não seguem a lei federal 10.674, a regra de ouro do celíaco é: em caso de dúvida não consumir até conseguir o esclarecimento adequado. Mas pode dizer-se que os conservantes e os emulsionantes não têm geralmente qualquer risco enquanto que o amido ou os espessantes podem referir-se a substancias com glúten e que não devem portanto ser utilizadas.

A composição de uma determinada marca de produtos não é sempre a mesma?

Não e sofre por vezes alterações significativas sem que isso implique a sua modificação. Por isso o celíaco deve se habituar a consultar a composição dos produtos para ter a certeza de que tudo continua em ordem.

As hóstias distribuídas na Comunhão são feitas com farinha de trigo. Isto significa que um celíaco não pode comungar?

Uma vez que não é autorizada a fabricação de hóstias com outro tipo de farinha, o celíaco não deve de fato receber a Comunhão sob a espécie de pão. A Igreja Católica autoriza contudo que estes doentes comunguem sob a espécie de vinho, bastando para isso expor o problema ao sacerdote que distribui a Comunhão. Peça ao seu médico ou nutricionista para elaborar um parecer ao responsável da Paróquia, no qual deve ser solicitada a realização da Comunhão através da ingestão de vinho ( leve sua taça e beba do vinho antes do Padre mergulhar nele a hóstia, para evitar a contaminação ).

Já ouvi falar em RIOSEMGLUTEN, ACELPAR, ACELES e ACELBRA. Quantas Associações existem e quais são os seus nomes?

Existem varias associações de Celíacos a nível estadual que estão todas afiliadas a ACELBRA NACIONAL. Abaixo temos a lista completa de Associações de Celíacos existentes no Brasil.

ACELBRA-CE

ACELBRA-ES (ACELES)
ACELBRA-MS
ACELBRA-MG

ACELBRA-PA
ACELBRA-PR (ACELPAR)
ACELBRA-RJ (RIOSEMGLUTEN)
ACELBRA-SC
ACELBRA-SP
ACELBRA-RS

Quais as vantagens de ser cadastrado na ACELBRA?

Sendo cadastrado na ACELBRA voce contribui para conhecer com maior exatidão a incidência da doença celiaca no Brasil, será informado sobre as novidades sobre a doença celiaca e informações sobre os eventos realizados pela ACELBRA durante todo o ano.

Como faço para me cadastrar na ACELBRA?

Para se cadastrar o celíaco deve preencher o formulário de cadastro do site de seu Estado ou no site da Acelbra ( www.acelbra.org.br ) . O cadastro é totalmente gratuito.

O celíaco pode tomar qualquer medicamento?

Os medicamentos sob a forma de comprimidos ou cápsulas podem apresentar trigo em sua composição; converse com seu médico para substituí-los pela apresentação líquida.

Quantos Celíacos existem no Brasil?

Existe um estudo da UNB que indica a existência de 1 celíaco para cada 600 habitantes. Utilizando-se o número de 180.000.000 de habitantes como base para o cálculo populacional, chegamos ao valor de 300.000 celíacos. Em São Paulo temos um estudo feito em 2005 que aponta 1 celíaco para cada grupo de 214 pessoas ( UNIFESP - feito com doadores de sangue ). Assim o valor cresce para mais de 800.000 brasileiros celíacos. Como ainda não foi feito um estudo multicêntrico em nosso país, não podemos afirmar com certeza qual é a prevalência .

O celíaco pode comer pão de queijo?

O celiaco pode comer pão de queijo desde que saiba a origem do mesmo. Não coma pão de queijo fabricado nas padarias comuns, pois mesmo não tendo glúten entre seus ingredientes, pode haver contaminação tanto na hora de preparar a massa quanto na hora de assar ou servir, já que todos ou outros alimentos preparados ali tem a farinha de trigo como base.

O celíaco pode tomar qualquer café?

Não. O pó de Café pode estar misturado com Cevada, para aumentar a quantidade na embalagem. Evite tomar café onde você não saiba a marca do produto. Procure os cafés que possuem o selo de pureza da ABIC.

O meu filho celíaco pode brincar com massinha de modelar?

Atenção com o que a criança brinca na escola: massinhas de modelar , receitas caseiras de tintas, aulas de culinária podem expô-la ao glúten. Converse com a Direção e a equipe pedagógica sobre a Doença Celíaca e peça ajuda para que a criança possa permanecer segura no ambiente escolar.

O celiaco pode trabalhar em uma fabrica de macarrão ou em uma padaria?

Não. Quando alguém manipular farinhas proibidas, o celíaco não deve estar próximo pois o pó da farinha de trigo se espalha e pode provocar lesões na pele de celíacos muito sensíveis ao glúten.

O celiaco pode comer o hambúrguer no MC Donalds?

Não. Muitas pessoas imaginam que o celíaco pode comer "somente a carne" do hambúrguer, mas desde o momento em que o hambúrguer é frito em conjunto com o pão a contaminação com o glúten já ocorreu.

Então quais outros alimentos podem estar contaminados?

O recheio da pizza, os legumes e carnes de uma sopa feita com macarrão que contém glúten, alimentos fritos em óleo que foi utilizado para fritar alimentos com gluten (batata frita, almondegas, bolinho de queijo), bolos sem gluten que foram assados ao mesmo tempo com bolos com gluten, entre outros.

Existe alguma lei que proteja a saúde do celíaco?

Sim. A lei federal 10.674 obriga os fabricantes a escrever se contém ou não contém glúten nas embalagens de todos os alimentos industrializados.

Infelizmente algumas fábricas desconhecem ou não se importam com o problema da contaminação e continuam vendendo seus produtos, sem uma devida análise da total inexistência de glúten. Às vezes a contaminação pode acontecer durante a plantação e/ou colheita , na armazenagem, no transporte , no processo de fabricação e embalagem. Um exemplo são os chocolates da fábrica suíça que domina o mercado em nosso país, pois todos seus produtos (com glúten e sem glúten ) são embalados nas mesmas máquinas e neste processo pode haver contaminação. Ao invés de separar o empacotamento para não haver contaminação, a Empresa optou por colocar a inscrição "Contém glúten" em todos eles.

O celiaco tem o direito de pedir uma refeição sem glúten nas viagens de avião?

Aqui no Brasil as empresas aéreas preparam um menu especial para os celíacos mas o mesmo deve ser solicitado no momento da compra da passagem.

Vou ficar num Hotel e não sei o que fazer?

Telefone com antecedência para o Hotel e peça que eles se preparem para recebê-lo, servindo alimentos sem glúten. Ao chegar ao hotel, confirme com o Gerente as sua necessidades alimentares diferenciadas.

Vou de viagem para o estrangeiro. O que devo fazer?

Procure na Internet as Associações de Celíacos do país que vai visitar. Verifique a lista de produtos sem glúten que eles indicam e os locais onde comprar. Caso não encontre essas informações, dê preferência a comer sempre frutas, legumes, sucos e alimentos que naturalmente não contenham glúten. Leve na bagagem de mão alimentos secos para emergências ( passas, soja torrada, barras de chocolate, etc. ) .

Fontes:


www.celiacos.org.pt

www.acelbra.org.br
www.riosemgluten.com
Manual Informativo Básico (Nutricionista Cecília Carvalho)



Industrializados sem Glúten


(lista organizada pela ACELBRA-Santa Catarina - os produtos escritos em marrom foram acrescidos pela equipe do Rio sem glúten)

BEBIDAS
Chás, em geral.
Sucos e refrescos: Fleischman/Royal/Peixe/Gatorade/ Superbom/ Parmalat.
Cafés: Nescafé (todos), Melita, Damasco, União, Pilão, Caboclo, Cocamar, Maringá, Talento, Coamo e Criciúma..
Refrigerantes: Coca C ola, Coca Light, Sprite, Fanta, guaranás em geral e outros refrigerantes.
Bebidas alcoólicas: Vinhos, Campari, vermutes (Cinzano,Martini.etc.), rum, champagne, conhaque, cachaças de cana, tequila, saquê, vodka orloff.


Bebidas proibidas: cerveja, gim, uísque, licor de uísque e vodca destilada de grãos, licores em geral ( alcool de cereal pode ser de trigo ou cevada).

CEREAIS

OKOSHI: barras de arroz e salgadinhos Rozen.

HIKAGE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS LTDA.

Rua Rui Gomes de Almeida, 214 - Penha

São Paulo - SP - 03602-030

Fones: (0xx11) 6941-8488 ou 6197-1620

Fax: (0xx11) 6941-8636

e-mail: hikage@uol.com.br

http://www.hikage.com.br

Trigo Sarraceno Mãe Terra (para saladas e tabule) : é preciso cuidado com produtos contaminados.

Flocos de Milho LIGHT - Moinho Special ( nas lojas do MUNDO VERDE) - observar o rótulo pois o pacote de floco de milho comum contém glúten.

Kellog's - Choco Krisps ( floco de arroz com chocolate - embalagens produzidas após fevereiro de 2006 )

Granolas:

Gaiatri : produzida em Petrópolis - Tel: 24-2245-6147 - gaiatri@uol.com.br

Sabor Vital (www.saborvital.com.br)

Naturato (www.naturato.com.br)

FARINHAS

Arisco: amido de milho.
Sinhá:canjicas, cuscuz, fubás.
Mamy: creme de arroz.
Cremosito: cereal em pó à base de arroz.
Arrozina: amido de milho e farinha de arroz.
Brodbeck: farinha de arroz integral.
Fazenda: farinha de arroz.


Farinhas de mandioca, soja e milho(fubá), polvilhos, araruta, sagú,etc. desde que tenham a inscrição "Não contém glúten" no rótulo.

Maizena: amido de milho

Fubá Granfino

Hikari: polvilho azedo / polvilho doce

Granfino: polvilho azedo / polvilho doce

Farinha de arroz integral "Mãe Terra" : www.maeterra.com.br

Farinha de rosca (milho e mandioca) "Deusa" : SAC - (14) 3471-0985 ou www.deusa.com.br

Farinha de Frutas: farinhas de diversas frutas, para bolos, biscoitos e pães - www.donamari.com.br

Nutriciencia : WALTER SAVIOTTI (051 XX) 91626372 - www.nutricienciadobrasil.com - mistura para bolos, pães e massas

QUINUA REAL: pseudo-cereal , rico em nutrientes e livre de glúten: farinha , grão , flocos e macarrão.
contato@quinuareal.com.br / www.quinuareal.com.br

Yoki : creme de arroz, fécula de batata, flocos de milho, farinha de mandioca flocada., polvilho doce e azedo.

Soy Cake - mistura para bolo ( Olvebra ) www.olvebra.com.br

FRIOS
Batavo: presunto, salsichas, salame, copa, linguiça, paio.
Sadia: salsichas, presuntos, tender, bacon, linguiças, copa, patês, salames, frango, peru temperado, lombo, hamburguer.
Perdigão: chester, copa presuntos, tender, salsichas, linguiça, salames, bacon, hamburguer.
Ceratti: presunto, salsicha, salame,mortadela.

De acordo com informações da Sadia, Perdigão e Ceratti, pode-se confiar nas embalagens. Se na composição dos ingredientes estiver escrito "CONTÉM GLÚTEN", não consuma.


PÃES E BISCOITOS

Aminna / Toque Natural / Pão da Beth / Zero Glúten / Pão do Fred : pães vendidos na cidade do Rio de Janeiro e Niterói, nas casa de produtos naturais.

Duduxo: pão de queijo e broinha de fubá ( www.duduxo.com.br )

Este produto tem o selo Parceiro da Acelbra.

Mineirinho: Pão de queijo.
Perdigão: pão de queijo.
Quebec: Pão de queijo.

Pauli: brôa de polvilho.
Macrokant: bolacha de arroz integral levemente salgada.
Panco:Sequilhinhos.

Vale D'ouro: sequilhos de coco e biscoitos de polvilho ( doce/salgado e outros sabores) www.valedouro.com.br

Nazinha : sequilhos de coco, nata, leite e laranja e biscoitos de polvilho (31-3451-3617) - www.nazinha.com.br

Good Cokies - Good Soy - de chocolate e maçã com canela

Amaretto - Nut - www.nutbiscoitos.com.br

CHOCOLATES E ACHOCOLATADOS
NESTLÉ -.Chocolate em pó solúvel Nestlé.

OLVEBRA: Choco Soy ( barras de chocolate sem glúten e sem lactose ) - Ovos de Páscoa http://www.olvebra.com.br/ tel: 0800-514155

Chocolates de Alfarroba (Curitiba) - chocolates sem cacau, sem glúten, sem lactose , sem cafeína, sem açúcar. acúçar. www.carobhouse.com sac@carobhouse.com
(0xx41) 3018.9067.

Toblerone
Kinder em barrinhas e Kinder Ovo,
Supino

Kopenhagen: uma boa parte dos produtos "Não contém Glúten" , mas é preciso sempre ler os rótulos.

Duffy - barras de chocolate de diversos sabores ( www.duffy.com.br )

Garotada: achocolatado

Montevergine : bombons

SOBREMESAS E DOCES
Batavo: Flan, Doremi, Dueta
Cica: goiabadas, 2 em 1, Marron Glacê, gelatinas, frutas em calda, cereja ao marasquino e Claybom Amendocrem.
Danone: Danette doce de leite, baunilha, Danly's baunilha com calda de caramelo, gelatinas, Flan Danly's com calda de morango, baunilha com calda de caramelo.
Fleishman-Royal: gelatinas, flans, pudins de coco, caramelo, chocolate e manjar com calda de ameixa.
Karo:Coberturas para sorvetes (todos os sabores), açúcar de milho.
Nestlé: Chandelle: Chocolate, Chocolate Branco, Creme de Papaia com Cassis, Light, Sensação.
Chandelle Mousse:Chocolate, Chocolate Branco.
Cheese Cream: Salada de Frutas.
Pudim:Leite Moça, Moça Pudim com Calda de Maçã Caramelizada.
Sobremesa Nestlé:Pudim de Chocolate ao Leite Oba! Pudim! Mousse de Chocolate, Mousse de Maracujá.
Moça Mousse:Morango
Docinhos: Moça Fiesta(beijinho, brigadeiro e cajuzinho).
Cobertura de bolos e recheios Nestlé: ameixa, chocolate, doce de leite com coco.
Nutrimental: gelatinas,pudins, canjica, maria-mole.
Oderich: frutas em calda.
Otker:gelatinas, pudins e sagú.
Peixe: goiabada, pêssego, abacaxi, figo e ameixa em calda, ameixa seca e doce de leite.
Q-gel: gelatinas, flans.
Vigor: doce de leite, Milkshake, Sundae.
Geléias: em geral não possuem glúten, mas leia a composição no rótulo e em caso de dúvida consulte o fabricante.

Torrone com Amendoin: Montevérgine - (sem lactose ) www.montevergine.com.br


CREME DE LEITE
Batavo, Fleisman-Royal, Glória, Leco, Nestlé, Vigor, Lacesa.

Batavo: Creme de leite de soja ( sem lactose )

LEITE CONDENSADO
Batavo, Glória, Leco, Vigor, Parmalat, Nestlé (Moça, Mocinha, Moça Fiesta.)

Olvebra ( leite condensado de soja - doce de leite de soja - sem lactose )

REQUEIJÃO
Nestlé, Parmalat, Leco, Catupiry.

MOLHOS, TEMPEROS E MAIONESE
Kinoko: mostarda, molho inglês, molho de soja.
Cica: molhos e extratos de tomate .
Hellmann's: todos os molhos, mostarda, catchup, maionese.
Gourmet:maionese .
Peixe: Ketchup, molho inglês.
Mazola: maionese.
Sakura: molho de soja.
Jasmine: tahine (creme de gergelim).

Qualimax Express: caldo de galinha (www.liotecnica.com.br)


Especiarias: sal, pimenta pura, cravo da índia, canela, ervas, colorau, páprica doce, etc. Cuidar para que não haja mistura com amido nos produtos em pó.
Vinagre de arroz, de vinho, de maçã, fermento, molho tártaro, glutamato monossódico, etc.

SORVETES E PICOLÉS
KIBON: massa de coco, nata, flocos, brigadeiro, creme, abacaxi, morango, passas ao rum, doce de leite, salada de frutas, sundae de chocolate e morango. Picolé de abacaxi, coco, manga, maracujá, limão, kiwi, tangerina, vva, goiaba, cajú, frutilly, brigadeiro, pé de moleque, eskibon, ki-crocante, tablito.

NESTLÉ: Light Molico - baunilha com chocolate. Mega - amêndoas, clássico, trufa, trufa chocoate branco. Mivvi - frutas amarelas.
Picolés cremosos - Coco.
Picolés infantis - Chambinho Morango Vitaminado, Exagelado Framboesa e Limão, Exagelado Morango com Cobertura de Chocolate, Paliloco, Ninho Soleil.
Picolés La Frutta - abacaxí com hortelã, Cajá, Limão, Maracujá, Morango, Uva.
Potes Família (2litros) - Abacaxí, Creme, Flocos.
Potes La Frutta (1litro) - Abacaxí com Hortelã.
Sem Parar - Caramelo.
Sorvetes de massa - Abacaxí, Chiclete, Coco, Creme, Crocante, Doce de Leite Moça, Rum com passas.
Tortas - Noblesse Clássica.
Tortas Sedução - Manjar Branco, Romeu e Julieta.

GELOCO: todos os sabores, exceto todos os sabores de chocolate.

Mil Frutas : só os de chocolate são proibidos pois contém glúten

Sorvete Brasil: Abacaxi, abacaxi c/ hortelã, açaí, baunilha, canela c/ cravo, canela c/
banana,cajú, carambola, coco, creme, creme c/ nozes, cupuaçú, damasco, goiaba,
graviola, figo c/ nozes, jabuticaba , jaca, limão, manga, manga c/ gengibre,
maracujá, tapioca.

SALGADINHOS
Elma Chips: Ôpa ( amendoins ), Manix (com e sem pele); Ovinho de amendoim; Fandangos (Natural); Lay's e Batata Palha Lay's; Cebolitos, Cheetos (Original, Crocante, Bola, Futebola, Requeijão e Estrela);Ruffles (Sal, Cebola e Salsa, Churrasco, Twist, e Max Requeijão);
Kellog's: batata frita, torresminhos, pipocas caramelo, Chisitos de queijo, salgadinhos de milho, cebola, amendoím frito e salgado.

Mãe Terra: + Q - salgadinho de arroz, sem corantes e sem conservantes (Natural e Cebola )

GULOSEIMAS

Tic Tac (0800-7015595)
Halls (http://www.halls.com.br/)
Trident (Adams)
Gelatina royal Kraft (0800-7041940)
Fini Tronc (http://www.finiguloseimas.com.br/)
Balas Floresta

Pipoca doce (do pacotinho rosa)


Malte, extrato de malte e xarope de malte são subprodutos da cevada, e por isto não devem ser consumidos.
A soja é permitida na dieta do paciente celíaco, mas deve-se prestar atenção nas composições dos ingredientes, para não haver confusão. Se o produto contiver "extrato de soja", "isolado protéico de soja", ou "proteína de soja texturizada", pode ser utilizado. Mas se houver "proteína vegetal texturizada ou hidrolizada", não pode ser consumido pois pode conter vegetais como o trigo, a cevada, o centeio ou a aveia em sua composição.
O mesmo se aplica para o caso do amido ou amido modificado, quando não especifica o tipo de amido pois pode ser de trigo. Cabe aí uma consulta ao fabricante para saber detalhes sobre o amido. Naturalmente se for amido de milho, ou de batata, ou de mandioca, etc. poderá ser consumido.
A dextrose, a glicose ou glucose, o gergelim, a levedura de cerveja e a glutamina ou glutamato podem ser consumidos naturalmente pelos celíacos, por não haver nenhuma relação entre eles e o malte e/ou glúten.
Sempre que for comprar qualquer produto industrializado, verifique com muita atenção no rótulo, a relação dos ingredientes, pois estes podem ser alterados pelas indústrias, de acordo com sua necessidade e sem aviso prévio.
Entre em contato com o fabricante, através do atendimento ao consumidor (telefone impresso no rótulo), para solicitar detalhes sobre os ingredientes do produto adquirido e lista de produtos sem glúten que podem ser consumidos. Tenha, sempre à mão, essas listas e, se tiver dúvida, carregue-as para o supermercado

Nenhum comentário: