sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Respostas das perguntas do CHAT

Estou inaugurando esse quadro no nosso blog para responder assim que se puder a maioria das perguntas de nossos amigos do CHAT no alto do blog ... vejo que muitos amigos perguntam coisas de nossa área e tentaremos responde-las assim que puder.... primeira resposta:

1. Qual a nutrição dos cnidários? (Isa 6ª Série)

Todos os cnidários comem pequenos animais como peixes e crustáceos que eles capturam ao tocá-los com seus tentáculos urticantes e são paralisados ao toque. Esse alimento é levado a boca que fica entre os tantáculos onde leva até a cavidade gastro-vascular onde terá a digestão enzimática.

2. O que são Esfingolipídeos e Glicerolipídeos? (Gleide)

Os Esfingolípidos são uma classe de lipídos de membrana. O seu nome deriva da sua função ser tão enigmática quanto a esfínge, aquando da sua descoberta. Esfingolipídio representam a classe dos lipídeos que não formam éster. São aglicerofosfatídeos e possuem esfingol. São constituintes da bainha de mielina.

Estrutura

Os enfingolípidos possuem um grupo polar e duas caudas não polares, não possuindo glicerol (ao contrário dos glicerofosfolípidos - outra classe de lípidos de membrana). São constituidos por uma molécula de esfingosina amino alcool de cadeia longa ou um seu derivado, por uma molécula de ácido gordo de cadeia longa e um grupo polar - que é ligado por uma ligação glicosídica ou por um fosfodiéster. Estruturalmente existem semelhanças entre esta classe de fosfolípidos e os glicerofosfolípidos. Os carbonos C1, C2 e C3 da molécula de esfingosina são estruturalmente análogos aos do glicerol. Quando ocorre a ligação de um ácido gordo (através de uma ligação amida ao grupo -NH2 do carbono 2) à esfingosina, a molécula formada passa a designar-se por ceramida, cujas características estruturais assemelham-se ao diacilglicerol, constituindo a estrutura fundamental de todos os esfingolípidos.

Funções dos Esfingolípidos

Em humanos, foram já identificados 60 tipos diferentes de esfingolípidos em mebranas celulares, os quais são especialmente proeminentes em membranas de neurónios. Há exemplos de esfingolípidos cuja função é de local de reconhecimento na superfície celular. A maioria dos esfingolípidos não tem, ainda, função atribuida.

Glicerolipídeos ou Glicerofosfolipídeos

São derivados do glicerol que contêm fosfato na sua estrutura. O glicerofosfolipídeo de estrutura mais simples é o ácido fosfatídico (ou fosfatidato), que é composto por uma molécula de glicerol esterificada a dois ácidos graxos nos carbonos 1 e 2, e a ácido fosfórico no carbono 3. Os glicerofosfolipídeos mais comuns são originados da esterificação do fosfatidato a ácido fosfórico.

Em alguns glicerofosfolipídeos, o ácido fosfatídico está ligado a outro ácido fosfatídico pela molécula de glicerol. Estes diferem entre si pelo tipo de ácido graxo que ocupa as posições 1 e 2. Sendo que geralmente a posição 1 é ocupada por um ácido graxo saturado e a 2 por um insaturado. Portanto os glicerofosfolipídeos têm uma região polar (grupo fosfato) e uma apolar (cadeias carbônicas dos ácidos graxos).

Fonte: Wikipédia

Satisfeitos

3. Queria saber mais sobre o núcelo das células. (Rosi Lainne)

O núcleo celular, organelo primeiramente descrito por Franz Bauer, em 1802, é uma estrutura presente nas células eucariontes, que contém o ADN (ou DNA) da célula. É delimitado pelo envoltório nuclear, e se comunica com o citoplasma através dos poros nucleares. O núcleo possui duas funções básicas: regular as reações químicas que ocorrem dentro da célula, e armazenar as informações genéticas da célula. O seu diâmetro pode variar de 11 a 22.25 μm.

Além do material genético, o núcleo também possui algumas proteínas com a função de regular a expressão gênica, que envolve processos complexos de transcrição, pré-processamento do mRNA (RNA mensageiro), e o transporte do mRNA formado para o citoplasma. Dentro do núcleo ainda podemos encontrar uma estrutura denominada nucléolo, que é responsável pela produção de subunidades dos ribossomos.

O envoltório nuclear é responsável tanto por separar as reações químicas que ocorrem dentro do citoplasma daquelas que ocorrem dentro do núcleo, quanto por permitir a comunicação entre esses dois ambientes. Essa comunicação é realizada pelos poros nucleares que se formam da fusão entre a membrana interna e a externa do envoltório nuclear.

O interior do núcleo é composto por uma matriz denominada de nucleoplasma, que é um líquido de consistência gelatinosa, similar ao citoplasma. Dentro dele estão presentes várias substâncias necessárias para o funcionamento do núcleo, incluindo bases nitrogenadas, enzimas, proteínas e fatores de transcrição. Também existe uma rede de fibras dentro do nucleoplasma (chamada de matriz nuclear), cuja função ainda está sendo discutida.

O ADN presente no núcleo encontra-se geralmente organizado na forma de cromatina (que pode ser eucromatina ou heterocromatina), durante o período de interfase. Durante a divisão celular, porém, o material genético é organizado na forma de cromossomos.

Sua posição é geralmente central, acompanhando o formato da célula, mas isso pode variar de uma para outra. Nos eritrócitos dos mamíferos, o núcleo está ausente.

Fonte: Wikipédia

Belezinha?

4. Cite duas bacterioses e fale sobre elas. (Pedro)

Vou falar de cinco delas...

1.Turbeculose:
É causada pelo bacilo de Koch (Mycobacterium tuberculosis), atacando os pulmões. O tratamento é feito com antibióticos e as medidas preventivas incluem vacinação das crianças com BCG, abreugrafias periódicas e melhoria dos padrões de vida das populações mais pobres.

2.Lepra ou hanseníase:
É transmitida pelo bacilo de Hansen (Mycobacterium leprae) e causa lesões na pele e nas mucosas. Quando o tratamento é feito a tempo a recuperação é total.

3.Difteria:
Doença muitas vezes fatal causada pelo bacilo diftérico, que ataca principalmente crianças. Produz dor de garganta, febre e fraqueza. O tratamento deve ser feito o mais rápido possível. A vacina antidiftérica está associada à antitetânica e à antipertussis (contra coqueluche) na forma de vacina tríplice.

4.Coqueluche:
Doença que ataca crianças, produzindo uma tosse seca característica, causada pela bactéria Bordetela pertussis. O tratamento consiste em repouso, boa alimentação e, se o médico achar necessário, antibióticos e sedativos para tosse.

5.Tétano:
É produzido pelo bacilo do tétano (Clostridium tetani), que pode penetrar no organismo por ferimentos na pele ou pelo cordão umbilical do recém nascido quando este é cortado por instrumentos não esterilizados. É uma doença perigosa, que pode levar o indivíduo à morte, sendo por isso obrigatória a vacinação. Cuidados médicos em casos de ferimentos profundos são essenciais. Pode ser necessária a aplicação do soro antitetânico.

Fonte: Yahoo respostas

gostou ou quer mais?

5. O anu e uma ave que cata e come carrapatos do corpo do boi. Um piolho que vive no corpo do anu tera com este uma relaçao :mimetismo ? comensalismo? predatismo ? parasitismo ou mutualismo ? (Samer)

Claro que de Parasitismo, o piolho é um ectoparasita de outros animais e só sobrevive se alimentando de sangue da ave (no caso desta espécie de piolho).

6. Eu gostaria de saber que peiixe (além de enguia) é catádromo. Obrigada. (Lara)

Cuidado com Donatela, viu Lara. Além das enguias temos as tainhas como catádromos.

Diz-se que são catádromos os peixes ou outros animais aquáticos que se reproduzem no mar, mas se desenvolvem até à forma adulta em água doce, como as enguias.

As migrações dos animais aquáticos podem ser de vários tipos. Os catádromos são uma forma dos diádromos.

valeu o peixe?

Fonte: Wikipédia

7. Em uma comunidade clímax formada por inúmeras espécies de animais, vegetais, líquens, vírus, cianobactérias e decompositores (fungos e bactérias), quais podem ser considerados os mais antigos? Por quê? (Lara)

Os mais antigos, querida lara, são os componentes da comunidade pioneira de cada ecossitema, ou seja, o que se instalou primeiro no local e preparou o terreno para os demais estágios de sucessão ecológica. Nessa lista podemos destacar líquens e cianobactérias assim como gramíneas (que não está na lista).

Valeu.

por hoje é só depois respondo mais algumas... valeu

Nenhum comentário: