quarta-feira, 9 de abril de 2008

Satisfaça sua fome “oculta”



O dia foi corrido, e você trocou o almoço por um lanche? Ou você está de regime, e trocou aquele bife por um pouco mais de salada de alface? Pois mesmo que o seu corpo ainda não esteja dando sinais, ele pode estar sentindo falta de alguns nutrientes.
A população em geral consome poucos alimentos como leite e vegetais, e muitos têm tentado excluir a carne de seus cardápios, como forma de diminuir o consumo de calorias. Esse tipo de alimentação desbalanceada, segundo a professora Regina Fisberg, da Faculdade de Saúde Pública (FSP), pode provocar deficiências como a de ferro e de cálcio. Segundo ela, a relação entre doenças e essas deficiências alimentares é muito difícil de ser estabelecida. “Mas sabe-se que a má alimentação está ligada a diversos tipos de câncer e doenças cardiovasculares”, alerta.
A deficiência de ferro é um dos aspectos mais comuns da alimentação desbalanceada. Mesmo no estado de São Paulo, onde a taxa de desnutrição não é tão elevada, essa deficiência é de 30% a 40%. “Acima de 10% ou 12% já é preocupante, 30% é inaceitável”, diz José Alfredo Arêas, também da FSP. “As pessoas que têm essa ‘fome oculta’ não têm nenhuma característica da desnutrição clássica, e proporção entre peso, altura e idade corretas. Por isso, o problema não é detectado. A pessoa só percebe quando já está muito acentuado”, completa.
Muitos dos produtos industrializados que são consumidos possuem pouco ou nenhum ferro; com isso, ganham as prateleiras os produtos suplementados, geralmente com ferro e vitaminas. De acordo com o professor Arêas, esse tipo de produto pode ser utilizado sem medo, já que pode-se consumir até quase 100% a mais do que as necessidades diárias desses nutrientes sem que haja prejuízo. O ideal, no entanto, é procurar o ferro nos alimentos que já o contêm naturalmente, como as carnes vermelhas, o fígado e o pulmão bovino.
Mas é preciso tomar muito cuidado com os complementos alimentares, aqueles comprimidos tão populares, pois o excesso de algumas substâncias podem intoxicar o organismo. Esses complementos só pode ser tomados em casos de enfermidades ou por atletas que façam muito esforço físico, sempre sob recomendação médica.
Para uma alimentação saudável, procure variar bastante o cardápio, não esquecendo de incluir vegetais, carnes, frutas e cereais. Seguindo a pirâmide alimentar, você estará prevenindo doenças e garantindo uma melhor qualidade de vida. Em caso de dúvida, procure um nutricionista, que poderá orientar e corrigir possíveis deficiências em sua alimentação. (L.C.N.)

Fonte:
www.ccs.usp.br/.../2000/janeiro00/noticias.html

Nenhum comentário: