terça-feira, 1 de abril de 2008

Vital Brazil e o IB, um breve histórico




IB É o Instituto Butantan...

Vital Brazil nasceu na cidade de Campanha, Minas Gerais, em 28 de abril de 1865. Diplomou-se médico, em 1891, pela faculdade de Medicina do Rio de Janeiro e logo dirigiu-se para São Paulo, que acreditava ser um estado preocupado com a saúde e higiene de sua população.


Desde 1893, como inspetor sanitário, percorreu o interior do estado, tomando conhecimento das precárias condições de saúde em que vivia a população. Afastou-se do serviço público, estabelecendo-se como clínico em Botucatu, quando, em contato com acidentes, iniciou as primeiras experiências com serpentes peçonhentas.


Em 1896, a convite de Adolfo Lutz, iniciou suas pesquisas no Instituto Bacteriológico. Em 1898 participou da identificação do surto epidêmico de peste bubônica em Santos, e passou a preparar o soro contra esta doença na Fazenda Butantan (local onde se originou a Instituto). Médico clínico no interior de São Paulo, percebeu a necessidade de combater os sintomas de envenenamento por animais peçonhentos. Nesta época, ocorriam quase 3.000 acidentes por ano no Estado de São Paulo.


A Fazenda dispunha de um laboratório improvisado, uma cocheira adaptada para enfermaria, um alpendre para sangria de cavalos imunizados e um pavilhão para acondicionamento e distribuição de soros. Nesse ambiente prosseguiram os seus estudos e primeiros trabalhos técnicos até 23 de fevereiro de 1901, quando o Presidente do Estado, Rodrigues Alves deu organização oficial ao Instituto Butantan, que recebeu inicialmente o nome de Instituto Serumtherápico. Neste mesmo ano foram entregues as primeiras partidas de soros antipestosos e antipeçonhentos.


Todo este pioneiro e importante trabalho cientifico foi reconhecido pela primeira vez na comunidade cientifica durante a 5º Congresso de Medicina e Cirurgia, no Rio de Janeiro. Vital Brazil demonstrou neste congresso que a única arma contra a envenenamento ofídico era o anti-veneno especifico (o soro obtido a partir do veneno do animal que causa o acidente neutraliza a ação desse veneno).


Muitos trabalhos científicos passaram a ser desenvolvidos par Vital Brazil e técnicos do Instituto Butantan. Estes estudos com animais peçonhentos levaram à publicação do livro "Defesa contra a Ofidismo", em 1911, reeditado mais tarde em francês.

O Instituto Butantan ganhava prestígio e importância nestes anos, e sua ampliação era emergente. Inaugurou-se então, em 1914, o chamado Prédio Central do Instituto, o primeiro a ser construído para instalar propriamente vários laboratórios. Hoje, o prédio abriga a Biblioteca, a Divisão Cultural do Instituto e os Laboratórios de Bioquímica e Farmacologia. Esta ampliação também atingiu a população, que precisava conhecer medidas de prevenção de acidentes peçonhentos, foi através de permuta com fornecedores de animais, com posterior troca de correspondência, que estas medidas começaram a ser divulgadas. Nos anos seguintes, o Butantan passou a estender as suas pesquisas sobre os problemas ligados à higiene e preparo de produtos para a defesa da saùde da população paulista e brasileira.

Estudou-se a difteria, tétano, gangrena, tifo, varíola (hoje erradicada), parasitoses, febre maculosa e lepra. Lemos Monteiro, destacado pesquisador desta fase do Instituto, e seu assistente, Edson Dias, foram infectados no laboratório quando preparavam a vacina contra a febre maculosa (tifo exantemático), vindo a falecer poucos dias depois.

Vital Brazil retirou-se da direção do Instituto em 1919, retornando em 1924. Neste ano, intensificou os trabalhos, no campo da Microbiologia, Imunologia, criou novos laboratórios e estabeleceu um intenso programa de informação ao público, organizando cursos de higiene para professores e exposição de painéis informativos. Desenvolveu novos estudos, e produziu, em alta escala, vacinas para a produção da febre tifóide, que atingiu São Paulo nesta época.


Os laboratórios de produção têm hoje (2004) uma capacidade instalada para a produzir 180 milhões de doses/ano de vacinas e 800 mil ampolas/ano de soros. O Butantan hoje desenvolve projetos para novos laboratórios de produção de soros e vacinas e outras substâncias para a saúde pública (eritropoetina, surfactante pulmonar, hemoderivados), modernizacâo de instalações, pesquisas biomédicas em novas áreas e ampliação das atividades de ensino e divulgação. Crescendo sempre em função das necessidades da população, o Butantan fornece atualmente cerca de 75% de todas as vacinas e 80% dos soros utilizadas no Brasil.
O Hospital Vital Brazil, para atender vítimas de envenenamento por animais peçonhentos, começou a funcionar em 1945. Em 1948, como parte de uma homenagem a Vital Brazil, um novo prédio para laboratórios de pesquisa foi inaugurado no Instituto, dando inicio a mais uma fase de ampliação. Foram também construídos o heliporto, biotérios (onde sâo criados e mantidos animais para experimentos cientificos) e outros laboratórios.
Vital Brazil Mineiro da Campanha morreu em 8 de maio de 1950. Responsável por um trabalho pioneiro em medicina experimental no Estado de São Paulo, ajudou a construir o enorme patrimônio que o Instituto Butantan hoje representa para a Ciência.


Histórico Recente do Instituto Butantan


1962 - 0 Butantan começa a participar de campanhas nacionais de vacinação, como a poliomielite (paralisia infantil) e epidemias de difteria e varíola.

1971 - Começa a producâo de BCG liofilizada (contra a tuberculose). Implanta laboratórios de estudo da meningite e produz uma vacina contra a encefalite

1978 - Começa a preparar-se para produzir a vacina contra o sarampo.
1980 - A produção devacinas atinge a marca de 13 milhões de doses;
1984 - 0 Instituto tem ampla participação no programa Nacional de Auto-suficiência em Imunobiológicos. Tem dinamizadas as linhas de pesquisa básica dentro de seu campo de atuação. o Museu passa por ampla reforma museológica.
1985 - Criação que alia pesquisa básica, desenvolvimento e tecnologia para produção em escala Industrial.
1989 - Começa a produção de anticorpos monocionais e imunobiológicos para a reducão de rejeição em transplantes.
1991 - Reestruturacão possibilita incremento em atividades básicas de pesquisa através dos laboratórios de Artrópodes, Biologia Celular, Bioquímica e Biofísica, Entomologia, Farmacologia e Fisiopatologia, Genética, Herpetologia, Imunoquímica, Imunogenética, Imunopatologia, Imunologia Viral.
1995 - Desenvolve e inicia produção industrial da vacina contra Hepatite B através de técnicas de engenharia genética.

1997 - Desenvolve vacinas combinadas, imunobiológicos para pacientes renais aguardando transplante e surfactantes pulmonares para bebês prematuros.






DIVISÃO DE DESENVOLVIMENTO CULTURAL
Av. Vital Brasil, 1500 - CEP 05503-900 - São Paulo-SP -
Tel.: (11) 3726-7222 Ramal 2117
www.butantan.gov.br - cultural@butantan.gov.br


Ficha Técnica:
Prof. Henrique Moisés Canter
Diretor de Divisão Cultural
Texto
: Prof. Marcos Ferreira Santos
Seção de Ensino Divulgação Geral
Colaboração: Rodrigo de Deus Vieira de Moraes
Ilustração: Aurélio Ferraz (in memoriam)
Diagramação: José Abílio Perez Junior
Fotografias: Arquivo Histórico do Instituto Butantan

Nenhum comentário: