segunda-feira, 22 de setembro de 2008

EDUCAÇÃO SEXUAL 2 - Masturbação [Marcos Ribeiro]

MASTURBAÇÃO

Masturbação é o nome que se dá à brincadeira que homens e mulheres – rapazes, moças, crianças ou velhos – fazem com seus órgãos sexuais, por vontade própria, para obter prazer.

Essa brincadeira, que popularmente os garotos chamam de "tocar punheta" e as meninas de "tocar siririca", é feita acariciando-se o órgão sexual, manipulando-o ou ainda esfregando-o contra colchão, cobertas, travesseiros ou almofadas. O modo de fazer depende de cada um. Cada pessoa aprende e pratica a forma que lhe dá mais prazer. Na maioria das vezes, os homens se masturbam com as mãos, com um movimento de vaivém do pênis, enquanto as mulheres se masturbam com os dedos no clitóris ou ainda esfregando uma coxa contra a outra.

Há muita desinformação sobre este assunto. Muita gente diz, por aí, que "vicia", que causa doença ou ainda que a pessoa que se masturba pode perder o interesse pelo sexo. Hoje sabemos que a masturbação não causa doença de nenhum tipo. Ela faz parte do desenvolvimento da sexualidade de todos nós. E mais ainda: propicia que cada um descubra, em parte, o próprio prazer.

Não é pelo fato de urna pessoa se masturbar que vai perder o interesse pelo sexo ou ficar "viciada". A maioria de homens e mulheres se masturba e não tem problemas por isso. Homens e mulheres que se masturbam, mesmo que casados, conhecem o próprio corpo bem melhor do que outros que nunca vivenciaram essa experiência. Com isso, a chance de terem uma vida sexual mais integrada será bem melhor.

Falando nos casados, é bom lembrar que a masturbação não é somente um comportamento dos solteiros. Boa parte de casais se masturba como uma forma de lidar com o desejo sexual diferente de cada um. E não há nada de errado nisso. Ou ainda se masturbam simultaneamente, tentando assim proporcionar um ao outro sensações muito gostosas.

E ainda...

- A masturbação faz acabar com o esperma?
Não, porque os homens não nascem com uma quantidade "x" de esperma. É uma produção contínua.

- Se um rapaz às vezes se masturba junto com o amigo, ou com outros colegas, acontecendo até de um tocar no outro, isso significa que ele seja homossexual (bicha)?

Também não. É bastante comum o "campeonato de ejaculação" no banheiro, principalmente do colégio: rapazes ficam querendo ver quem ejacula mais rápido, quem ejacula mais longe ou ainda quem "segura mais". Isso tudo faz parte do processo de descoberta do indivíduo e não significa que ele tenha interesse sexual pelo amigo ou colegas. Brincadeiras diferentes (é claro!) acontecem com as moças e nem por isso elas são homossexuais.

- A moça pode perder a virgindade masturbando-se?

É bastante difícil, porque normalmente as moças se masturbam manipulando o clitóris. É preciso ter cuidado com os objetos pontiagudos, porque, estes sim, são perigosos e machucam.

- Qual é a idade em que uma pessoa deve começara se masturbar e qual é a freqüência certa?

Não existe uma idade certa. As pesquisas na área da sexologia mostram que ela é menos freqüente na infância e na idade adulta e que ocorre mais na adolescência e na velhice. Mas está presente na vida toda.

Cada indivíduo tem um "relógio" interno muito próprio e um prazer muito individual que decide o que lhe é apropriado. Por isso, a freqüência normal vai depender do ritmo "ideal" para cada um.

Outras coisas que não são verdade:
- Todo mundo percebe quando uma pessoa se masturba.
- Faz crescer os peitos dos homens.
- Só os solteiros se masturbam (já vimos que não é bem assim).
- O homem fica fraco.
- Masturbação dá espinha.
- Provoca esterilidade.

( Marcos Ribeiro )

Fonte: Aprenda mais com Marcos Ribeiro

Nenhum comentário: