terça-feira, 17 de junho de 2008

Animações usadas como pesquisa I : Bob Esponja

Hoje estamos iniciando uma nova categoria de estudo, a dos desenhos e filmes usados para aprendermos mais um pouco os assuntos estudados.

O primeiro comentário é sobre o desenho do Bob esponja e seus amigos do fundo do mar:


Bob Esponja

As esponjas marinhas têm esse nome porque são cheias de furinhos, como as esponjas que usamos para tomar banho e lavar a louça. Bob é uma dessas, pertencente à classe dos poríferos, que têm mais de 5 mil espécies catalogadas (que família enorme!). As esponjas marinhas são os animais mais simples na categoria dos invertebrados (bichinhos que não possuem ossos).


Patrick

O melhor amigo de Bob Esponja é Patrick, uma estrela do mar cor-de-rosa que usa um bermudão estilo surfista. As estrelas do mar são uns bichinhos da categoria dos equinodermos, que têm o corpo revestido de placas calcárias. Por isso elas têm essa aparência dura, com saliências.


Caramujo

Gary é o caramujo de estimação de Bob. Caladão, o bichinho vive se arrastando, como seus amigos moluscos. Os caramujos podem viver em água doce ou salgada, como Gary, que mora no fundo do mar.


Siri com caranguejo?

O chefe de Bob Esponja no Siri Cascudo é o ganancioso Sr. Siriguejo. Ele vive dando broncas em Bob porque só pensa em dinheiro. Os siris são bichinhos da família dos crustáceos e parentes bem próximos do caranguejo. Na verdade, o Sr. Siriguejo é uma mistura das duas espécies!


Plâncton

O vilão das aventuras de Bob é o Plâncton, uma criatura verde e mal-humorada. No fundo do mar, o plâncton que encontramos não é tão mal. Ele é formado por vários organismos que vivem suspensos na águas e servem de alimento para várias espécies.


Esquila

A esquila Sandy, apesar de ser a melhor amiga de Bob Esponja, não mora no fundo do mar. Sandy é surfista e só mergulha usando capacete para poder respirar. Os esquilos são mamíferos roedores da família dos ciurídeos e vivem nas florestas, sobre árvores e plantas.

Fonte:
www2.uol.com.br/.../fiquepor_bob_esponja2.htm

Nenhum comentário: