segunda-feira, 5 de maio de 2008

Ciclone Nargis


O ciclone Nargis sobre o Golfo de Bengala em 1º de Maio de 2008

Notícia:

Mianmar contabiliza oficialmente cerca de 4 mil mortos pela passagem do Ciclone Nargis (na imagem) no país. Número total de vítimas fatais pode alcançar os 10 mil.


O ciclone Nargis (designação do JTWC: 01B; também conhecido como a tempestade ciclônica muito intensa Nargis) foi um ciclone tropical que atingiu a costa sul de Mianmar como um intenso ciclone equivalente a um furacão de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson no começo de Maio de 2008. Nargis foi o primeiro ciclone a atingir Mianmar desde o ciclone Mala, em 2006. Sendo o primeiro ciclone da temporada de ciclones no Oceano Índico norte de 2008, Nargis formou-se de uma perturbação tropical sobre o Golfo de Bengala em 27 de Abril, a sudeste da Índia. Inicialmente, o sistema seguia para noroeste, mas começou a seguir para nordeste sob a influência de uma alta subtropical a seu sudeste e atingiu Mianmar, na região do delta do rio Irrawaddy em 2 de Maio.

Mesmo assim o ciclone persistiu sobre terra por 30 horas, sendo que seu centro passou diretamente sobre Yangon, a maior cidade de Mianmar, no começo da madrugada de 3 de Maio. O ciclone danificou severamente todo o sistema de comunicação de Mianmar, o que atrasou os relatos oficiais sobre danos e número de mortes. No entanto, já se contabilizaram mais de 4.000 fatalidades causadas pela passagem do ciclone. Além do mais, acredita-se que pelo menos 10.000 pessoas faleceram após a passagem de Nargis.

História da tempestade


O Joint Typhoon Warning Center (JTWC) notou a formação de uma área de convecção formou-se a sudeste da Baía de Bengala em 25 de Abril, observando que havia fraco a moderado vento de cisalhamento. O Departamento Meteorológico da Índia (DMI) declarou a formação de uma depressão na madrugada de 27 de Abril. O estabelecimento de um anticiclone acima da perturbação favoreceu o desenvolvimento do sistema, e o JTWC emitiu um alerta de formação de ciclone tropical sobre o sistema em desenvolvimento. Segundo o JTWC, o sistema estava num ambiente com condições favoráveis para a formação de ciclone tropical, com bons fluxos externos de altos níveis e baixos ventos de cisalhamento. Por volta do mio-dia UTC de 27 de Abril, o DMI classificou a depressão numa depressão profunda. Mais tarde, o JTWC emitiu seu primeiro aviso regular sobre o recém-formado ciclone tropical 01B. Inicialmente, o sistema seguia para oeste, sob a influência de uma alta subtropical. No entanto, o sistema tornou-se quase estacionário devido a formação de uma alta equatorial a seu sudeste. Com condições ambientais favoráveis, tais como baixos ventos de cisalhamento e águas mornas, o ciclone se fortaleceu e em 28 de Abril, o Departamento Meteorológico da Índia (DMI) classificou o sistema numa tempestade ciclônica e lhe atribuiu o nome Nargis. O nome Nargis foi atribuído pelo Paquistão e refere-se a Narcissus um gênero botânico. Mais tarde, o DMI classificou Nargis numa tempestade ciclônica intensa assim que o ciclone permanecia quase estacionário sobre o sudoeste da Baía de Bengala. Nargis fortaleceu-se mais ainda e atingiu o primeiro pico de intensidade, com ventos máximos sustentados de 155 km/h, segundo o JTWC. Com isso, o DMI classificou Nargis numa tempestade ciclônica muito intensa na madrugada (UTC) de 29 de Abril.

No entanto, a interação entre um anticiclone de mesoescala de altos níveis sobre Nargis e um segundo anticiclone localizado a leste da tempestade causou uma redução das áreas de convecção. Além disso, a entrada de ar seco vindo da Índia centro-norte causou uma perda adicional das áreas de convecção. Com isso, Nargis iniciou uma tendência de enfraquecimento. Ao mesmo tempo, a alta equatorial localizada a sudeste de nargis tornou-se o sistema meteorológico dominante na região, que causou a Nargis a seguir para nordeste. As condições ambientais voltaram a melhorar a partir da noite de 29 de Abril, e as áreas de convecção voltaram a se formar sobre o sistema. Inicialmente, a intensificação foi limitada devido a um anticiclone localizado a sudeste do sistema, que gerava ventos de cisalhamento vindos do noroeste. No entanto, a partir de 1º de Maio, Nargis voltou a se intensificar assim que o anticiclone de altos níveos localizada a sudeste do sistema afastou-se e, conseqüentemente, houve a diminuição dos ventos de cisalhamento. Além disso, a aproximação de um cavado de médias latitudes vez melhorar os fluxos externos de altos níveis do ciclone, causando um fortalecimento adicional de Nargis. Com isso, um olho irregular começou a ficar evidente no centro do ciclone. Na manhã (UTC) de 2 de Maio, Nargis atingiu o pico geral de intensidade, com ventos máximos sustentados de 205 km/h, intensidade equivalente a um furacão de categoria 4 na escala de furacões de Saffir-Simpson. Naquele momento, Nargis apresentava um olho bem definido com 19 km de diâmetro.

Por volta do meio-dia de 2 de Maio, Nargis fez landfall na costa oeste de Mianmar como um intenso ciclone equivalente a um furacão de categoria 4. Com isso, Nargis começou a se enfraquecer sobre os terrenos montanhosos de Mianmar e Tailândia. O DMI desclassificou Nargis numa tempestade ciclônica severa na noite (UTC) de 2 de Maio. Na madrugada de 3 de Maio, o DMI emitiu seu último aviso sobre Nargis enquanto que o JTWC emitiu seu último aviso doze horas depois.

Preparativos e impactos

Golfo de Bengala ocidental

No Sri Lanka, o ciclone produziu fortes chuvas, que levou a enchentes e deslizamentos de terra sobre dez distritos no país. Os distritos de Ratnapura e Kegalle foram as mais afetadas, onde mais de 3.000 famílias foram desalojadas. Milhares de residências fora inundadas, sendo que 21 foram destruídas. As chuvas deixaram 4.500 pessoas desabrigadas, e mais de 35.000 pessoas foram afetadas na ilha. Três casualidades foram relatadas na ilha.

O Departamento Meteorológico da Índia recomendou aos pescadores a não navegarem no oceano durante a passagem de Nargis. Fortes ondas e rajadas de vento foram sentidos ao longo da costa de Andhra Pradesh e Tamil Nadu, na Índia. Além disso, a influência do ciclone abaixou as tempesraturas ao longo da costa da Índia, que tinha sido afetada por uma severa onda de calor.

Quando o ciclone era esperado, originalmente, atingir Bangladesh, as autoridades requisitaram aos fazendeiros locais a urgentemente colherem a safra de arroz; naquele momento, o país estava experimentado uma severa escassez de alimentos provocado pelo Ciclone Sidr, que atingiu o país em Novembro de 2007, além de enchentes no começo de 2008. Um impacto direto de Nargis em Bangladesh poderia resultar em safras perdidas devido aos fortes ventos.

Mianmar

Em 5 de Maio, foram relatadas 4.000 mortes associadas à passagem do Ciclone Nargis sobre Mianmar. O ciclone também deixou mais de 3.000 desaparecidos. Como resultado, o governo local emitiu estado de emergência nas divisões ne Yangon, Ayeyarwady, Bago e os estados de Mon e Kayin.].


Assim que Nargis fez landfall na região do delta do rio Irrawaddy com ventos de até 250 km/h, vários estragos foram relatados. A tempestade derrubou árvores e destelhou construções. As estações de TV e rádio estatais ficaram fora do ar. O transporte público também foi afetado. Informações detalhadas sobre os estragos do ciclone em Mianmar foram afetadas, pois o sistema telefônico e de internet foram severamente danificadas. Segundo relatos de populares, três mulheres morreram quando a embarcação onde elas estavam virou. A maior cidade e ex-capital de Mianmar, Yangon, foi severamente atingida por Nargis. O aeroporto local foi fechado, sendo que os vôos domésticos foram desviados para a cidade de Mandalay. As autoridades locais anunciaram estado de emergência para cinco províncias na região do delta do Irrawaddy.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: