quarta-feira, 12 de março de 2008

Variante da doença das "vacas loucas" detectada em Portugal

Achei essa postagem sobre o assunto de hoje que são príons e as doenças priônicas em um blog que conheci hoje, o Cantinho do Mundo.

Variante da doença das "vacas loucas" detectada em Portugal

Aspecto do tecido cerebral de um paciente com nova variante da CJD


Foi identificado o primeiro caso suspeito em Portugal de nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob, a forma humana da encefalopatia espongiforme bovina (BSE) ou doença das "vacas loucas". Nos últimos cinco anos registaram-se em Portugal três dezenas de casos da doença, mas da sua variante clássica - ou seja, não relacionados com a BSE e com o consumo de carne bovina - que atinge em geral pessoas na terceira idade.

Segundo avança o diário "Correio da Manhã" de hoje, que noticia o caso, a Direcção-Geral de Saúde (DGS) já comunicou à Comissão Europeia a existência do caso suspeito, que afecta um jovem.

O que é a doença de Creutzfeldt-Jakob?

A doença de Creutzfeldt-Jakob é uma doença rara de tipo neurodegenerativo. É um tipo de encefalopatia espongiforme, caracteríizada pela degeneração esponjosa do cérebro. Há diferentes formas da doença de Creutzfeldt-Jakob e até há pouco tempo eram conhecidas apenas três variantes.

Recentemente surgiu a nova variante da doença de Creutzfeldt-Jakob, descrita pela primeira vez em Março de 1996. Esta é a forma da doença geralmente denominada "variante humana da BSE", porque é causada por exposição ou contacto com o agente da doença bovina.

Ao contrário dos casos comuns de Creutzfeldt-Jakob esporádica, esta variante afecta pacientes jovens. Os sintomas, em todos os casos da doença, são essencialmente psiquiátricos no início, mas levam à progressiva perda de controlo motor, a perturbações neurológicas graves e à morte.

O diagnóstico só pode ser confirmado após a morte do paciente, com recurso a uma autópsia e a exames ao tecido cerebral.

Nenhum comentário: