quarta-feira, 26 de março de 2008

A atividade física e o suor








Confira o que acontece quando suamos a camisa

Desde quando passei a usar um ventilador para meus treinos de ciclismo na academia, isso virou uma "celeuma" diária e sempre tenho que responder o porque desta atitude. Já ouvi de tudo: você vai pegar pneumonia, ficar gripado etc. Daí resolvi esclarecer alguns pontos sobre a atividade física e suor.

A sudorese é um mecanismo utilizado pelo corpo para manter a temperatura corporal em níveis adequados para o funcionamento normal do nosso metabolismo. O nosso cérebro assim o faz, enviando sinais para as glândulas sudoríparas entrarem em atividade, que existem numa média de 2 a 3 milhões no nosso corpo.

A sudorese baixa a temperatura corporal porque quando o suor evapora da pele, o calor também é removido desta através da convecção, pelo ar que nos circunda.

Quando iniciamos uma atividade física, a contração muscular não só gera movimento como também calor, da mesma forma que um motor de um carro não gera só movimento mas também aumenta a temperatura deste. Fazendo uma analogia a sudorese seria o nosso "radiador".

Existe um conceito equivocado de que se não há sudorese, não há queima de calorias ou a atividade física está sendo inadequada. Esse conceito é equivocado porque sua sudorese depende de vários fatores:

- a temperatura e umidade do local em que você está, sendo que quanto maiores, estes dois fatores combinados aumentam em muito a sudorese. Quanto mais úmido o local, maior a dificuldade para o suor evaporar, dificultando o trabalho de convecção e queda da temperatura da pele. Quanto mais agradável a temperatura ambiente, menos você vai suar. Isso não quer dizer que não está queimando calorias, pelo contrário, com menos sudorese, menor a desidratação e maior a sua capacidade de desmpenho.
- a intensidade da atividade física. Quanto maior a intensidade, mais contração muscular, que gera mais calor. - A quantidade de suor que produzimos tem um componente genético pois algumas pessoas suam mais que outras, nas mesmas condições.
- quanto melhor o condicionamento físico, mais suor produzimos, pois o corpo se torna mais eficiente para manter a temperatura adequada.
- O homem sua mais que a mulher, embora tenha menor quantidade de glândulas sudoríparas.
- Depende do traje que você está usando. Quanto mais leve, melhor. Atualmente existem trajes com tecidos próprios para a atividade física, que facilitam a evaporação do suor contido na roupa ." T-shirts" e camisetas de algodão são inadequados pois dificultam a evaporação e pesam no corpo.

Finalizando, todas as medidas devem ser tomadas tanto para repor o suor perdido como para reduzir a sudorese, pois a desidratação causa redução severa na performance, principalmente em atividades de alta intensidade. Daí a idéia do ventilador...



Fonte: Site Superação – Dr. Julio Neves

http://www.up-academia.com.br/dica.asp?cod_dicas=1

Nenhum comentário: