quarta-feira, 26 de março de 2008

A baixa umidade do ar diminui o nosso desempenho físico?

Foi uma das perguntas formadas pela Aluna Mikaele do Pré-vestibular 2008 do Colégio Encanto sobre relação entre a sudorese em uma área descampada e sem sombra da Amazônia e outra similar da caatinga a 37º C em amos os locais... tem tudo a ver com a umidade do ar e a capacidade da água de absorver calor... ela me trouxe uma questão do isolado que ela faz fora do colégio.

Vamos para uma rápida explicação:

A evaporação do suor é o principal mecanismo corporal capaz de levar o corpo humano à perda eficiente de calor. E duas forças da natureza - temperatura ambiente e umidade relativa do ar - são capazes de facilitar ou dificultar este mecanismo. O calor estimula a perda de líquidos pela transpiração, o que é determinante no desempenho esportivo. A umidade do ar é também bastante importante, pois pode atrapalhar a evaporação do suor.

Para explicar a interação dos dois fatores, vale voltar ao motivo da desidratação: a perda de água. O corpo transpira para equilibrar a temperatura interna, porque, se está acima de 37° C, as células perdem água até a desnaturação celular (morte das células), que pode levar à morte. Ao liberar água para a superfície do corpo (suor), o líquido evapora e “rouba” calor da pele, provocando o esfriamento.

Quando temperatura e umidade relativa do ar estão altas, a chance de desidratação aumenta muito. O corpo está quente e começa a transpirar, mas a alta umidade dificulta a evaporação do suor. Como a pele continua umedecida, a temperatura não cai, fazendo com que o corpo continue tentando eliminar água para baixar a temperatura interna.

Nenhum comentário: